O papel das consultorias de RH no desenvolvimento das organizações, por meio de uma boa contratação

 

No dia a dia, sempre precisamos de uma consultoria, seja para a simplesmente orientação de um endereço desconhecido, seja na conferencia de um boleto bancário. No ambiente coorporativo não é diferentes. Por vezes, se faz necessária a ajuda para compreender alguns assuntos, muitas vezes desconhecidos ou que ainda não dominado pela organização.

 

O papel da consultoria de recursos humanos é advertir, recomendar e orientar seus clientes e candidatos, ajudando-os a perceber qual a melhor solução para o fechamento de uma vaga, de uma forma mais clara e realista. Uma consultoria possui um trabalho mais amplo e completo do que apenas selecionar currículos e entrevistar os candidatos, auxiliando-os no direcionamento dos caminhos mais eficazes de uma boa contratação.

 

Ao contratar uma consultoria de recursos humanos, a empresa contratante precisa se assegurar, primeiramente, se a consultoria é séria e ética, para que possa confiar em seu trabalho. Dessa forma, a empresa terá à disposição uma equipe multifuncional, qualificada, capaz de identificar e corrigir falhas em um processo de recrutamento e seleção, aprimorando, dessa forma, a assertividade entre candidatos e empresas contratantes.

 

Para o candidato, o momento da entrevista é bastante tenso, sendo que nada mais lhe interessa além da oportunidade de emprego que está em sua frente. Conhecer o funcionamento das consultorias de recursos humanos pode ajudar a tranquilizar o candidato que busca uma oportunidade de realização profissional, nesse momento de ansiedade e expectativa.

 

A consultoria em recursos humanos pode se resumir em conquistar uma boa contratação para a companhia e alcançar talentos com expectativas em torno da oportunidade de trabalho.