A importância do Programa de Integração nas Empresas

 

O processo de contratação não consiste apenas da fase de recrutamento e seleção, e sim de integrar este novo colaborador à empresa. Para isso, é preciso que as organizações não encarem a integração como sendo uma simples “palestra”, onde serão divulgados vídeos sobre a missão, visão e valores, bem como a sua estrutura e regulamentos internos, pois desta forma possivelmente tornará cansativo para aquele que assisti e provavelmente o principal objetivo não será alcançado, que é a compreensão do colaborador.

 

Não cabe neste momento discutir o quanto e quais são as informações importantes a serem ressaltadas para o conhecimento do recém admitido, muito pelo contrário, mas sim a forma que é conduzida a integração, sendo este o assunto principal do presente artigo. Neste caso, pode-se dizer que o programa de integração vai muito mais além do que transmitir as informações sobre a empresa, mas sim envolver todos os departamentos a fim de fazer com que o novo colaborador esteja engajado logo no início e, que se sinta acolhido por todos da organização.

 

Sendo assim, o primeiro passo antes de iniciar a integração é elaborar um planejamento em conjunto com todos os gestores dos departamentos que receberão os novos colaboradores com o intuito de serem conscientizados pelo RH sobre a importância deste programa e qual será o papel de cada um durante esse processo. A partir disso, mostrar na prática ao novo colaborador como funciona cada departamento e suas responsabilidades, para que possa contribuir no bom entendimento do novo colaborador no que se refere à atuação da empresa no mercado de trabalho e principalmente do que é esperado deste profissional.

 

Desta forma, o colaborador se sentirá acolhido, motivado e confiante para realizar seu trabalho de modo a alcançar resultados significativos para empresa e para seu desenvolvimento profissional. Portanto, para que as empresas possam ter um programa de integração melhor elaborado é necessário que sejam envolvidos todos da empresa, inclusive a diretoria para que não seja somente uma responsabilidade da área de Recursos Humanos.

Copyright© 2013 Agência RAM - Soluções em Recursos Humanos. Todos os direitos reservados.