7 dicas para ter um bom relacionamento no trabalho

 

Quando o assunto é sucesso, postura profissional e boa relação com os colegas no ambiente de trabalho são aspectos fundamentais. Atitudes simples como cumprimentar os colegas, trabalhar com bom humor e ter iniciativa - podem transformar positivamente o ambiente e tornar o dia a dia muito mais produtivo.

 

Cumprimente as Pessoas

 

Muitas pessoas, por chegarem cansadas, com sono, não percebem que não cumprimentam os colegas. Olhar nos olhos significa reconhecer as pessoas como seres humanos. Cumprimentá-las é um sinal de respeito, pois mostra que você as reconhece como seus semelhantes e mantém o caminho aberto para o contato. Não cumprimentar significa ignorar a presença do colega, e isso fecha qualquer tentativa de contato.

 

Trabalhe com Bom Humor

 

O sorriso traz leveza para qualquer ambiente de trabalho. É muito bom trabalhar com pessoas bem humoradas porque estão sempre sorrindo e são mais otimistas. O sorriso é um cartão de visitas que mostra que você está disposto e aberto ao contato humano. Uma cara fechada denuncia uma pessoa que não quer interagir, ou que está nervoso com alguma coisa, e isso, naturalmente, afasta as pessoas.

 

Aceite as Diferenças

 

O grande problema dos relacionamentos reside nas diferenças. É difícil aceitar pessoas que pensam e se comportam diferentes de nós. Procure aceitar que as pessoas são diferentes porque possuem histórias de vida, valores e culturas diferentes e por isso podem enxergar o mundo de um jeito diferente do seu. Compreender o outro significa não julgá-lo, e aceita-lo mesmo quando ele não concorda com o seu ponto de vista.

 

Ofereça Ajuda

 

Se você perceber que um colega seu está com dificuldade e você pode ajuda-lo, ofereça ajuda. É muito bom poder construir um ambiente de trabalho em que as pessoas colaboram umas com as outras.

 

Fique Longe das Fofocas

 

A fofoca muitas vezes contamina o ambiente de trabalho. Não faça parte de conversas que fazem comentários maldosos com relação a colegas de trabalho. Caso alguma informação chegue até você e se ela não for ajudar então não passe adiante.

 

Tenha uma Postura Madura

 

Evite melindres, ou ficar na posição de vítima. Caso o seu departamento ou você mesmo tiver que enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem chiliques, sem chororôs, sem buscar outros culpados. Baseie-se na realidade e foque na resolução dos problemas.

 

Saiba Receber e dar Feedbacks

 

Para construir um bom relacionamento é preciso fazer ajustes, por isso saber dar e receber feedbacks é fundamental. Reconhecer com humildade que é preciso melhorar em alguns aspectos é muito importante para construir relacionamentos baseados na confiança. Saber dar feedbacks também é uma habilidade difícil, pois poucos sabem como fazê-lo de forma assertiva e objetiva, de forma a promover o crescimento das pessoas.

Copyright© 2013 Agência RAM - Soluções em Recursos Humanos. Todos os direitos reservados.