Entrevista Demissional

Natureza de uma entrevista de desligamento: Uma entrevista de desligamento não procura defeitos, problemas e/ou culpados. Procura oportunidades de melhoria para ambos os lados – empresa e funcionário.

 

Objetivos de uma entrevista de desligamento: Em qualquer das duas situações abaixo, uma entrevista tem dois objetivos básicos:

 

Quando o funcionário é demitido:a) Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram a demissão:competências insatisfatórias (quais?), razões pessoais (quais?), razões estruturais (quais?).b) Obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.

 

Quando o funcionário é demissionário:a) Identificar, tanto quanto possível, de maneira natural, as causas que motivaram o pedido de demissão: ambiente de trabalho insatisfatório (em quê?), salário insatisfatório, falta de perspectivas profissionais e de desenvolvimento. Outras.b) Obter contribuições para ações que o ex-funcionário considera úteis e necessárias para a empresa/área e que não teve oportunidade anterior de manifestar.

 

Essa solução busca apoiar na diminuição do turn over (rotatividade de funcionários) da empresa e a consequente melhora do ambiente organizacional.